domingo, 26 de agosto de 2012

Colheita de fim de semana


E aqui está  ao fim de 3 meses o que consigo colher na minha horta, tomates chucha e cherry , pimentos, brócolos, cebolas, alho francês. Bem faltam aqui as alfaces que ainda há para colher, os pepinos que já se acabaram e as curgettes que teimam ainda em produzir, além da  couve coração. A couve roxa e a beterraba ainda não estão feitas.








Agora estão é a ficar alguns tomates com o fundo preto, que será agua a mais?







Os brócolos depois da epidemia de piolho, embora ainda haja por lá alguns , quando desaparecem de vez? Com o frio?

Entretanto tenho mais couve para plantar, mas queria erradicar isto bichinho manhoso!







A courgette que ainda tem flor e frutos pequenos a crescer, cheguei à conclusão que ela gosta um pouco de sombra, será verdade? 
Tinha outra plantada mais ao sol e já morreu e esta continua a florir.






 A beterraba e a couve roxa







quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Doce de Tomate

Na minha horta ainda não tenho tomates assim, mas um amigo deu-me estes da sua colheita. 



Aproveitei que estavam bem maduros e fiz doce de tomate, bem simples com +/- 3Kg de tomate, 1,5Kg de açúcar e um pau de canela.


Cortei-os ao pedaços , e vão num tacho ao lume durante umas 3 ou mais horas, até ficar uma mistura espessa e apurada.  Pelo meio triturei-os com a varinha mágica.


E com os três kilos de tomate só consegui encher estes 4 frasquinhos!! Não esqueçam  que os frascos tem de ser fervidos durante uns minutos para estrelizarem, como fazíamos aos biberons dos bebés!! 


Este doce se chegar lá aguenta-se mais de um ano, sem ganhar bolor.




domingo, 12 de agosto de 2012

Os brócolos do piolho

O piolho quase desapareceu...mas não de todo! No entanto as bonitas cabecinhas começam a formar-se!
Estão  bonitos!!


As folhas mais luzidias são as que lavei com água e sabão!! Fiz na altura a todas!!







Amoras Silvestres

Hoje foi dia de caminhada pelo campo, e o que é que se vê já maduras?  Pois é, Amoras !!!

Que delicia, na minha infância íamos apanha-las a seguir ao almoço, mesmo, na hora de mais calor, iam para o frigorífico em tacinhas com açúcar e depois era o nosso lanche, que maravilha...!!!



Com algumas destas talvez faça um cheesecake de frutos silvestres!!!





E fiz cheesecake de amoras!! 








quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tomate Cherry

Não me canso de comer estes tomatinhos, tomate cherry, já tinha provado os do supermercado, mas o sabor nada tem a ver com estes que cultivei  aqui na minha horta! Deliciosos!! Só plantei 2 pés, mas para o ano vou dispor mais!!


Tomate Cherry





Pesquisando na net...

... Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. 

Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio....






A Primeira Dália

Esta Dália é do Jardim da Celeste foi a 1ª a abrir este ano.






terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aromáticas em flor

Uma outra planta que atrai as abelhas é a hortelã em flor! Eu acho que elas adoram a hortelã!!






Já nos coentros não vejo quase nenhuma.



domingo, 5 de agosto de 2012

As abelhas

 Os girassóis  estão a atrair as abelhas para a horta!! Quando começar a plantar de novo a horta no ano que vêm , a primeiras sementes que vou colocar na terra serão os girassóis a rodear todo o espaço! Terei de arranjar sementes mais confiáveis que as deste ano, que vieram da comida das caturras!!











Novas Flores na Horta

Plantei várias sementes de flores diversas na beira dos caminhos da horta, e vejam o que apareceu...cravos da índia , chagas, calendulas e esta azuis que não sei o nome! 





sábado, 4 de agosto de 2012

Hibisco Amarelo

Uma das Flores que mais gosto, este amarelo também é Lindo, espero que eles gostem da novo sitio, embora no Inverno tenha de o tapar, sei que não não gostam de geadas, vamos ver como sobreviverá.


O Vermelho continua a dar novos botões,